top of page

DAS LIVESTREAMS PARA OS CIFRÕES

A Twitch tem diversas formas de monetizar o seu website, sendo a sua fonte primária de rendimento o seu sistema de anúncios. Um conceito já usado por inúmeros websites, que originou da televisão, em que as empresas pagam para que os seus anúncios sejam colocados no website. Os anúncios correm na livestream, sendo que uma boa parte do dinheiro vai para a Twitch e outra vai para o streamer, que é pago consoante o número de pessoas que viram o anúncio (valor pago ao streamer ronda os 0.70-2.5$ por mil visualizações).

A sua segunda fonte de rendimento é o seu sistema de subscrições em que os utilizadores pagam um valor mensal de 4.99$, 9.99$ ou 24.99$ para terem uma subscrição ao seu streamer favorito. Estas subscrições normalmente trazem benefícios, mas estem ficam ao critério dos streamers. A distribuição do dinheiro entre o streamer e a plataforma é de 50%-50%.

1c1bb68224fbf5e9dee4a995e6ea3b0a.jpeg

Por último a Twitch introduziu um sistema de “Bits”, em que os utilizadores podem doar aos seus streamers favoritos, estes “Bits” correspondem a dinheiro real, por cada 1.40$ o utilizador tem 100 “Bits”, destes 1.40$, 1.00$ vai para o streamer e a Twitch fica com os restantes 0.40$.

É de mencionar também que os streamers muitas vezes utilizam um sistema de doações por PayPal, de forma a poderem receber 100% do dinheiro que vem das doações, mas esta como é óbvio não faz parte do Modelo de Negócios da Twitch, mas sim do Modelo de Negócios do Streamer.

 

Os streamers maiores conseguem ainda obter parcerias com outras empresas, de forma a obterem remunerações sob a forma de dinheiro ou produtos, em troca de publicidade às suas marcas.

1_ROLkW9YXrgRPDqB_YPrz0Q.jpeg
bottom of page