top of page

OS DIVERSOS IMPACTOS

legal_document.png

Legais e Éticos

Não é incomum os streamers da Twitch, em algum ponto da sua carreira, envolverem-se em batalhas legais. Um dos principais motivos destas batalhas deve-se aos problemas de copyrights musicais, uma vez que as barreiras do que é “fair use” são um pouco inclaras.

Muitos streamers gostam de ouvir música enquanto jogam ou até reagem a músicas a pedido de visualizadores, algo que ocasionalmente leva ao streamer levar com um “copyright strike”. Quando isto acontece, a gravação da stream pode ficar sem áudio, algo que prejudica bastante o streamer no que toca a monetizar o seu conteúdo. Este fenómeno levou muitas pessoas a questionarem se é de facto ético é justo aplicar a lei de propriedade intelectual desta forma.

Mas estas práticas que podem ser consideradas antiéticas, também podem ser praticadas do lado do streamer. Já aconteceram em várias ocasiões os streamers aumentarem artificialmente o seu número de visualizadores através de um mecanismo chamado “viewbotting”, que consiste na compra de visualizadores falsos a terceiros, que através da exploração dos mecanismos do site conseguem falsificar o número de visualizadores na stream, algo que é muito difícil de detetar.

 

Isto acontece, pois, uma boa parte do rendimento dos streamers vem dos anúncios do site, cujo dinheiro que produz depende do número de visualizadores do anúncio, logo com o “viewbotting” os streamers conseguem ganhar mais dinheiro. Infelizmente, também chegaram a acontecer casos de sabotagem, em que alguém pagava para executarem o “viewbotting” num certo canal, de modo a tentar destruir a reputação do dado streamer.

5-ways-Telecoms-Impacts-Society.png

Sociais e de Segurança

Um dos maiores problemas ao partilhar-se a sua vida com o público é o perigo em que as nossas informações pessoais estão. Dentre os perigosos fenómenos que se tem popularizado na Twitch, um deles destaca-se pela sua malícia, este é o ato de “swatting”.

É feito um telefonema para a polícia a reportar um tiroteio, ameaça de bomba ou algo do género, e dão a morada do streamer como o local do acontecimento. Isto resulta na polícia ou forças especiais invadirem a casa do streamer, isto tudo ao vivo para toda a gente ver. Já resultou em alguns streamers serem presos e, infelizmente, à morte de um rapaz em 2017 em Wichita, Kansas, quando o rapaz foi alvejado pela polícia ao sair da sua casa.

Para além do perigo da revelação de informações pessoais, ao partilhar toda a nossa vida, tanto o lado bom como o lado mau são partilhados. Embora que para os visualizadores possa ser visto como bom, visto que pode ser considerado entretenimento e ficam com uma ideia mais próxima da realidade sobre a pessoa que estão a ver, para a pessoa cuja vida é partilhada, este já não é o caso, uma vez que a sua reputação e carreira estão em jogo.

bottom of page