top of page

TWITCH SOB PERIGO?
A COMPETIÇÃO

A Twitch, sendo uma plataforma de grande dimensão e reconhecimento tem competidores direcionados ao seu nicho de mercado e não só. O termo “Streaming” é geralmente associado à Twitch e ao Youtube, as grandes plataformas onde é possível monetizar o conteúdo de forma simples.

youtube-gaming-end-screen_1920.0.jpeg

O Youtube, a maior plataforma de partilha de vídeos online, foi durante alguns anos a segunda maior considerando o seu market share no segmento de streaming. É um concorrente direto da Twitch sendo que o seu foco não são os streamings mas vídeos sob demanda.

facebook-gaming_1400x875_5cf0ad338e656-1.webp

A mais recente empresa a envergar no mercado dos streams é a Meta, que nos apresenta o Facebook Gaming. A plataforma oferece ao criador de conteúdo um maior crescimento devido ao número de utilizadores já existentes, mas em contrapartida, é mais complicado monetizar o conteúdo.

Realizando uma análise ao número de horas assistidas pelos utilizadores, os dados mostram que enquanto o Twitch controla a maior parte do mercado de streaming de jogos [10], com 70,5% de market share, o Facebook Gaming teve um aumento constante na participação de mercado. A evolução pauta-se por um market share de 1% em 2018 para 15,7% no terceiro trimestre de 2021.

Os dados refletem também uma queda no desempenho do Youtube Gaming, uma divisão da plataforma dedicada a streaming, tendo sido por anos, a concorrência direta e de peso da Twitch, mas que dispõe agora de 13,8% do market share.

Dentro do nicho da Twitch, com foco em jogos e E-sports, existem então outros concorrentes [11] com destaque em três.

unnamed.png

Caffeine.tv

Uma plataforma relativamente nova que oferece menos latência tornando a comunicação entre o “streamer” e a audiência mais fácil. Outro recurso interessante prende-se pela hospedagem da transmissão nalguns recursos da ESPN e da Fox Sports. Nas opções de monetização, esta faz-se através da compra de itens digitais

por parte da audiência.

30QKDNv4zkAxmCaoKZum7Vxaf9gs8K-IKy-tYiw7cr8.webp

Trovo.live

Uma das mais recentes plataformas que tem ganho uma quantidade considerável de utilizadores por se assemelhar à Twitch. O modelo de negócio segue assim o esquema de subscrição paga, de forma a garantir monetização aos criadores de conteúdo.

channels4_profile.jpeg

GosuGamer

Uma plataforma de streaming dedicada exclusivamente ao mundo dos videojogos. A sua popularidade provém dos torneios de E-sports e desafios, que sendo ganhos pelos “streamers” lhes garante monetização.

10. “Top Facebook Gaming Stats Every Brand Should Know in 2022,” Influencer Marketing Hub, Jul. 02, 2020. https://influencermarketinghub.com/facebook-gaming-stats/ (accessed Apr. 20, 2022).

11. M. Allen, “9 Twitch Alternatives: Should You Use a Different Platform? - Partners in Fire,” Partners in Fire, Apr. 19, 2019. https://partnersinfire.com/passion-fire-2/gaming/alternatives-to-twitch-streaming-platforms/ (accessed Apr. 20, 2022).

bottom of page